Sistema de localização Grid Square

Sistema de Localização Maidenhead Locator System – Grid Square

Atualmente os contests (concurso) de VHF se utilizam do Grid Locator também conhecido como Grid Square para identificar a posição do operador. Esta informação geralmente é utilizada na pontuação do concurso, pois com ela é possível calcular a distancia do contato.

O Maidenhead Locator System (também conhecido como QTH Locator e IARU Locator ou ainda Grid Square) é um sistema de coordenadas geográficas usado por operadores de radioamadores para descrever sucintamente suas localizações.

Sua finalidade é ser concisa, precisa e robusta diante de condições de interferência e transmissão adversas. O Maidenhead Locator System pode descrever locais em qualquer parte do mundo.

História

Os concursos (DX Contesting) utilizam a distancia entre os contatos como critério de pontuação. Por isto a necessidade dos operadores trocarem informações sobre suas localizações durante o contato.

Em meados da década de 1970 houve um reconhecimento crescente para a necessidade de um sistema de localização global que substituísse o então QRA Locator, que se limitava apenas a Europa.

Na época de sua reunião de abril de 1980, em Maidenhead, Inglaterra , o Grupo de Trabalho de VHF recebeu 20 propostas diferentes para substituir o sistema de QRA Locator. A proposta do Dr. John Morris G4ANB foi considerada a melhor.

Descrição do sistema

Um Grid Locator comprime a latitude e a longitude em uma pequena seqüência de caracteres. Esta informação de posição é apresentada em um nível limitado de precisão para limitar o número de caracteres necessários para sua transmissão usando voz, código Morse ou qualquer outro modo de operação.

A codificação escolhida usa pares alternados de letras e numeros.

Exemplo: BL11bh16

Identificação dos campos

Em cada par, o primeiro caractere codifica a longitude e o segundo codifica a latitude.

Para evitar números negativos, o sistema especifica que a latitude é medida do Pólo Sul ao Pólo Norte e a longitude medida a leste do antimeridiano de Greenwich.

Para simplificar a codificação, a base para o primeiro par de letras  (tradicionalmente chamado de field)  foi escolhida para ser 18, dividindo assim o globo em 18 zonas de longitude de 20° cada e 18 zonas de latitude de 10° cada. Essas zonas são codificadas com as letras de “A” até “R“.

O segundo par chamado square , usa um número base de 10 e é codificado usando os dígitos “0” a “9″.  Cada um desses squares representa 1° de latitude por 2° de longitude. Para uma precisão adicional, cada square pode, opcionalmente, ser subdividido em sub-parcelas. Estes são codificados em um segundo par de letras, muitas vezes (mas nem sempre) apresentadas em letras minúsculas.

Para fazer cálculos manuais a partir de graus e minutos de forma mais fácil, Foi escolhido como base o numero 24, dando a essas dimensões sub-squares de 2,5 ‘de latitude por 5’ de longitude. As letras usadas são “a” até “x”.

A sequência do localizador é composta de duas letras, dois dígitos e mais duas letras.

Dois pontos dentro do mesmo sub-square estão sempre a menos de 12 km de distância, o que significa que um grid square pode fornecer precisão adequada a partir de apenas seis caracteres facilmente transmissíveis.

Por exemplo o localizador GG66qi Todos os operadores dentro deste square estão no máximo a 12km de distancia. Com apenas 6 caracteres conseguimos informar nossa posição com uma boa precisão.

Exemplo de um sub-square – GG66qi

Para resumir:

  • Os pares de caracteres codificam primeiro a longitude e depois a latitude .
  • O primeiro par (field) codifica a base 18 e as letras vão de “A” até “R”.
  • O segundo par (square) codifica com base 10 e os dígitos vão de “0” até “9”.
  • O terceiro par (sub-square) codifica com base 24 e as letras de “a” até “x”.

Nas freqüências de ondas curtas, as posições são relatadas com precisão square, e em VHF e UHF, a precisão do sub-square é usada.

Reports de posição mais precisos são muito raramente usados.

Mapa com os fields de A até R

Sites que ajudam você a identificar o seu grid square e a calcular a distancia entre duas posições.

http://k7fry.com/grid/

https://www.qrz.com/gridmapper

Leave a reply:

Your email address will not be published.