Conheça o FT8

Conheça o básico sobre o modo FT8

O que é o FT8?

O FT8 é um protocolo/modo de operação para comunicação entre radioamadores implementado pelo WSJT-X que surgiu no início de 2017.

O objetivo do FT8 e de outros modos implementados pelo WSJT-X é possibilitar a realização de QSOs sob condições de sinal extremamente fracos.

Este modo recebeu o nome de seus desenvolvedores Steven Franke (K9AN) e Joe Taylor (K1JT).

O FT8 trabalha com ciclos de Transmissão/Recepção curtos, de quinze segundos cada. Com isto um contato inteiro em FT8 pode acontecer em aproximadamente 1 minuto.

O software que faz a codificação e decodificação é o WSJT-X, que tem seu código fonte aberto e está disponível para Windows, Linux e Apple. Todos em: https://physics.princeton.edu/pulsar/k1jt/wsjtx.html

Como funciona o FT8?

De forma bem superficial, no FT8 o programa WSJT-X codifica um texto gerando um áudio com uma modulação, se você ouvir este áudio vai ser algo parecido com um sinal de FAX. Este áudio é enviado pelo seu rádio em uma frequência específica para cada banda. Por exemplo nos 15 metros é a 21.074 em USB.

Quem estiver “escutando” a mesma frequência vai receber este áudio e o programa WSJT-X vai decodificar este áudio e exibir a mensagem final. E assim vai até se completar o QSO.

O que é necessário para operar em FT8?

Como explicado no tópico anterior, no modo FT8 a mensagem precisa ser codificada e depois decodificada utilizando um computador e programa WSJT-X.

Por conta disto é necessário que seu rádio envie o áudio que ele está recebendo para o computador poder decodificar e depois o computador precisa enviar o áudio codificado para o seu rádio para que ele possa transmitir.

Existem algumas forma de fazer esta conexão, vou tentar explicar a mais simples de todas, esta forma pode ser melhorada e automatizada dependendo do seu rádio e dos seus equipamentos.

Vou usar como exemplo minha primeira operação com o meu antigo Yaesu FT-840.

RÁDIO

SAÍDA DO FONE DE OUVIDO DO RÁDIO LIGADO NA ENTRADA DE MICROFONE DO COMPUTADOR

ENTRADA DE MICROFONE DO RÁDIO (PINOS 8+ E 7-) LIGADO NA SAÍDA DE FONE DO COMPUTADOR

COMPUTADOR

SAÍDA DO FONE DE OUVIDO DO COMPUTADOR LIGADO NA ENTRADA DE MICROFONE DO RÁDIO

ENTRADA DE MICROFONE DO COMPUTADOR LIGADA NA SAÍDA DE FONE DO RÁDIO

Também é necessário ativar o PTT para o rádio entrar em modo de transmissão no momento em que o computador for enviar o áudio. Existem algumas formas de se fazer isto:

Utilizando a tecla MOX do rádio para ativar o TX durante o ciclo de transmissão, e soltando assim que ele termina para que o rádio possa receber.

Se o seu rádio estiver conectado via USB com seu computador e com o sistema CAT ativo e configurado, o sistema WSJT-X envia automaticamente o comando ativando e desativando o PTT. Isto facilita muito.

Outra opção é a utilização do VOX, esta funcionalidade aciona o PTT assim que detecta algum som.

Quem pode operar o FT8?

A operação do FT8 assim como todas as outras em radioamadorismo, está limitada às bandas e frequências que a sua licença permite.

Qual o formato do contato (QSO) em FT8 ?

O exchange padrão do modo é:

CQ K1ABC FN42          #K1ABC Chama CQ     (CQ + Prefixo + Grid)

K1ABC G0XYZ IO91         #G0XYZ Responde     (quem chamou + quem respondeu + GRID)

G0XYZ K1ABC –19          #K1ABC Envia report     (quem respondeu + quem chamou + sinal)

K1ABC G0XYZ R-22          #G0XYZ Envia R+report     (quem chamou + quem respondeu + Sinal)

G0XYZ K1ABC RRR           #K1ABC Envia RRR      (quem respondeu + quem chamou + roger, roger)

K1ABC G0XYZ 73          #G0XYZ Envia 73      (quem chamou + quem chamou + 73 )

1 comments On Conheça o FT8

Leave a reply:

Your email address will not be published.